Aniversariante do mês de agosto, Ney Matogrosso.

1 de agosto de 2021

Ney Matogrosso completa 80 anos.

Ney de Souza Pereira, (Bela Vista, 1 de agosto de 1941), mais conhecido como Ney Matogrosso, é um cantor, compositor, dançarino, ator e diretor brasileiro. Ex-integrante dos Secos & Molhados (1973-1974), foi o artista que mais sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo com o disco Água do Céu – Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes. Embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos Secos e Molhados ele passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade.

Como iluminador de espetáculos, tem supervisionado toda a produção da área em suas próprias apresentações e também merece destaque seu trabalho de iluminação e seleção de repertório no show Ideologia (1988) de Cazuza e no show Paratodos de Chico Buarque em 1993. Matogrosso também tem atuado no cinema: estreou em 2008 no curta-metragem Depois de Tudo, dirigido por Rafael Saar, e no filme Luz das Trevas de 2009, dirigido por Helena Ignez.

Recentemente foi lançado o livro: Ney Matogrosso, A Biografia do jornalista e biógrafo Julio Maria que passou cinco anos perseguindo a trilha de Ney para contar a história de um dos personagens mais transformadores da cultura do Brasil. Visitou a casa em que ele nasceu em Bela Vista do Mato Grosso do Sul, a vila militar em que viveu a conturbada adolescência com o pai em Campo Grande e o quartel da Aeronáutica que o abrigou como soldado no Rio de Janeiro. Encontrou um irmão mais velho do qual a família não tinha notícias, levantou documentos de agentes que o observaram durante a ditadura e localizou fatos raros da fase Secos & Molhados. Ney Matogrosso — A biografia vai às camadas mais profundas da história de Ney para entregar a vida de um artista que pagou caro por defender seu direito de ser livre. Julio Maria vai fundo no retrato do artista que marcou para sempre a vida brasileira. O namoro com Cazuza, a força com que Ney assistiu à morte de tantos namorados e amigos pelo vírus da AIDS, as atuações em teatro na juventude e em cinema na maturidade, a dignidade e sabedoria de sua aproximação e chegada à velhice.

Acesse: www.bossajazzbrasil.com – A Melhor Música da Sua Web.

Ter Cultura, pega bem.

publicidade sidebar