Aniversariante do mês de janeiro, Nara Leão.

16 de janeiro de 2022

Nara Lofego Leão foi uma cantora, compositora e instrumentista brasileira.

Durante a infância, Nara teve aulas de violão com Solon Ayala e Patrício Teixeira, ex-integrante do grupo Os Oito Batutas, de Pixinguinha. Aos 14 anos, em 1956, resolveu estudar violão na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal, que funcionava em um quarto-e-sala na rua: Sá Ferreira, em Copacabana. Aos 18 anos, Nara tornou-se professora da academia.

A bossa nova nasceu em 1957, quando Nara fazia reuniões no apartamento de seus pais, localizado no edifício Champs-Elysées, em frente ao posto 4, da Avenida Atlântica, em Copacabana, das quais participavam nomes que seriam consagrados no gênero, como Roberto Menescal, Carlos Lyra, Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli.

A estreia profissional se deu quando da participação, ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia Pobre Menina Rica (1963). O título de musa da Bossa Nova foi a ela creditado pelo cronista Sérgio Porto. Mas a consagração efetiva ocorre após o golpe militar de 1964, com a apresentação do espetáculo Opinião, ao lado de João do Vale e Zé Keti, um espetáculo de crítica social à dura repressão imposta pelo regime militar.

Dentre as suas interpretações mais conhecidas, destacam-se O Barquinho, A Banda e Com Açúcar e com Afeto, feita a seu pedido por Chico Buarque, cantor e compositor a quem homenagearia nesse disco homônimo, lançado em 1980.

Em 1989 fez sua última apresentação no Pará.

A cantora morreu na Casa de Saúde São José, em 7 de junho, na capital fluminense.

Seu último disco foi My foolish heart, lançado naquele mesmo ano, interpretando versões de clássicos americanos.

A BJB vai apresentar no dia 19 de Janeiro, às 02h00 e às 12h00, Especial Nara Leão.

Confira na nossa programação.

Acesse: www.bossajazzbrasil.com – A Melhor Música da Sua Web.

Ter Cultura, pega bem.

publicidade sidebar