Aniversariante do mês de julho, Toquinho.

6 de julho de 2021

Hoje, 06/07/2021, Toquinho completa 75 anos.

É conhecido pelas parcerias musicais com o poeta Vinícius de Moraes. É um dos grandes cantores, compositores e violonistas da Música Brasileira.

Toquinho Iniciou a sua carreira em apresentações em colégios e faculdades. Mas, foi em 1963, nos shows promovidos pelo radialista Walter Silva, no Teatro Paramount.

Em 1964, Toquinho musicou diversas peças de teatro, entre elas, Balanço de Orfeu e Liberdade, Liberdade.

Em 1966, grava seu primeiro disco solo, “A Bossa de Toquinho”, que em 1968 recebe o nome de “O Violão do Toquinho”. No disco, há uma parceria com Elis Regina e Walter Silva, em “Triste Amor Que Vai Morrer”.

Em 1969, passou sete meses na Itália, com Chico Buarque e participou da gravação de um disco em homenagem a Vinícius de Morais.

As primeiras canções de Toquinho tiveram vários parceiros, entre eles, Vitor Martins, Chico Buarque, Paulo Vanzolini e Jorge Bem (Que Maravilha).

Com Vinícius, Toquinho também musicou o livro, A Arca de Noé, o que resultou em dois discos: A Arca de Noé e A Arca de Noé 2, lançados em 1980 e 1981, destinados ao público infantil.

Em 1986, Toquinho lançou, em parceria com Elifas Andreato, um trabalho inspirado na “Declaração Universal dos Direitos da Criança”, que resultou no disco “Canção de Todas as Crianças”, lançado em 1987.

Em 1997 lançou “Toquinho e Convidados”, um CD com as músicas inspiradas na Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Em 1999, Toquinho gravou com Paulinho da Viola o disco “Sinal Aberto”, ao vivo, no Teatro João Caetano.

Em 2005, foi lançado na Espanha o CD “Canciones de los Derechos de los Niños”.

Em 2018, Toquinho comemorou 50 anos de carreira e subiu ao palco do teatro Firjan SESI, quando cantou seus grandes sucessos, com participação especial da cantora Camila Faustino. 

Acesse: www.bossajazzbrasil.com – A Melhor Música da Sua Web.

Ter Cultura, pega bem.

publicidade sidebar