No programa desta semana o colaborador Edson Cadette, fala da exposição no MoMA em NY.
Desde que os primeiros automóveis chegaram às estradas, há mais de um século, os carros deixaram uma marca duradoura no design de nosso ambiente construído. Para melhor e para pior, eles remodelaram fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Os carros alteraram nossas idéias sobre mobilidade, conectando-nos a grandes distâncias em velocidades cada vez maiores. Automania analisa em profundidade um objeto que inspirou inúmeros exemplos de inovação, transformação social e debate crítico entre designers e artistas que trabalham em diversas mídias.
Esta exposição aborda os sentimentos conflitantes – compulsão, fixação, desejo e raiva – que se desenvolveram em resposta aos carros e à cultura automotiva no século XX. Examinando automóveis como produtos industriais modernos e ícones de estilo, ele também explora seu impacto adverso em estradas e ruas, saúde pública e ecossistemas do planeta.
Automania reúne carros e peças de automóveis, modelos arquitetônicos, filmes, fotografias, pôsteres, pinturas e esculturas, que vão desde os projetos de Lily Reich dos anos 1930 para uma cadeira tubular de aço até o Orange Car Crash Fourteen Times de Andy Warhol . Nove carros, incluindo um sedã Volkswagen Tipo 1 recentemente restaurado (mais conhecido como o Fusca), convidarão os visitantes a ver de perto as máquinas que o arquiteto Le Corbusier comparou aos templos gregos antigos e o crítico Roland Barthes comparou ao “grande Catedrais góticas … a criação suprema de uma era.
Apresentação: Sábado, (inédito) e Quinta-feira (reprise) em 4 edições: às 02h30; às 08h30; às 14h30 e às 20h30.
Confira na nossa programação.
Acesse: www.bossajazzbrasil.com – A Melhor Música da Sua Web.
Ter Cultura, pega bem.