Caetano Veloso completou 81 anos de vida e quase 60 anos de carreira no último dia 07/08, Caetano é um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 1960 e um dos mais respeitados e produtivos músicos do mundo, considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX.
Cantor, compositor, músico, escritor, produtor, cineasta, poeta e arranjador, sua obra é marcada pela renovação e por seu grande valor intelectual e poético.
Caetano Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, pequena cidade do Recôncavo Baiano, filho de Dona Canô e Seu Zezinho. É irmão de Maria Bethânia, uma das maiores cantoras e intérpretes do Brasil.
Em 1961, Caetano Veloso começou a carreira tocando violão e cantando com a irmã, Bethânia, pelos bares de Salvador. Nesta época, passou a admirar outro baiano que aparecia de vez em quando tocando e cantando na TV: Gilberto Gil.
O primeiro trabalho musical de Caetano foi uma trilha sonora para a peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, da qual Maria Bethânia participou, em 1963.
Em 1967, Caetano lançou o seu LP de estreia, Domingo, dividindo o álbum com a também estreante, Gal Costa. O disco mostra uma proximidade do artista com a bossa nova.
O baiano foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil o 4º maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da obra e o 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos e está em plena atividade até os dias atuais.
Ao longo da carreira, Caetano compôs e esteve na trilha de diversas peças teatrais e de filmes nacionais e internacionais.
Em 2021, Caetano lançou seu mais recente álbum, Meu Coco, primeiro álbum de músicas inéditas em quase nove anos.
A BJB dessa essa homenagem a Caetano Veloso.
Acesse: www.bossajazzbrasil.com – A Melhor Música da Sua Web
Ter Cultura, pega bem.