Há 10 anos, o Brasil se despedia de uma das mais belas e potentes vozes: Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da música brasileira, faleceu em março de 2013, vítima de um AVC, aos 66 anos de idade.
Emílio Santiago começou sua carreira nos anos 70, cantando em festivais de música estudantil (e vencendo todos!). Sua ideia, naquela época, não era ser cantor, mas sim diplomata.
Emílio lançou o seu primeiro disco em 1975, trazendo canções esquecidas de compositores consagrados da MPB, como Bananeira (de Gilberto Gil e João Donato) e Quero Alegria (de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito).
Em 1982, o artista ganhou o concurso Rede Globo MPB Shell, com a canção Pelo Amor de Deus (de Paulo Debétio e Paulinho Resende).
Já em 1984, foi escolhido como melhor intérprete no Festival dos Festivais, também da Rede Globo, com a canção Elis Elis (de Estevan Natolo Jr. e Marcelo Simões).
Mesmo já sendo um cantor de prestígio, Emílio Santiago só estourou definitivamente e tornou-se um cantor popular, no ano de 1988 quando foi convidado pelo produtor, Roberto Menescal, para gravar um álbum chamado Aquarela Brasileira, emprestando sua voz incrível para cantar o que de melhor havia na música brasileira, reunindo sambas, boleros, música romântica e algumas canções inéditas.
O sucesso foi instantâneo e os anos 90 foram anos de ouro para o cantor. Ele ultrapassou 800 mil cópias em um só álbum e, o que era pra ser apenas um disco, transformou-se em mais sete bem sucedidos volumes da Aquarela Brasileira, dando ao cantor prêmios e críticas positivas no Brasil e no exterior e vendendo mais de cinco milhões de cópias.
Em 2011, o cantor ganhou um Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba–Pagode, com o disco Só Danço Samba Ao Vivo.
Com a capacidade de escolher um repertório sofisticado e de extremo bom gosto, Emílio interpretou grande parte dos maiores compositores da MPB como: Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ary Barroso, Caetano Veloso entre outros.
Emílio Santiago faz parte da programação musical da BJB.
Acesse: www.bossajazzbrasil.com – A Melhor Música da Sua Web
Ter Cultura, pega bem.